Pug: tudo sobre a raça!

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
De fato, o pug é um companheiro maravilhoso, que lhe trará muita alegria! Contudo, antes de adotar o seu, é importante estar atento as informações da raça.

Pug: tudo sobre a raça!

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a raça pug, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


Origem e história da raça pug

Os cães fizeram história através dos tempos, mas o do pug é um dos mais interessantes. Apesar do fato de que ninguém sabe exatamente as origens exatas do pug, ele deixou vestígios de sua existência que lhe deram uma ideia de sua vida ao longo dos séculos.

Como qualquer história, esta começa com uma lenda:

Esta lenda diz que um leão, o rei dos animais, se apaixonou loucamente por um esquilo (sim, você leu bem, um esquilo) e que esse amor era recíproco. 

Apesar do fato de que os sentimentos eram mútuos, a diferença de tamanho foi rapidamente um problema dentro desse casal, especialmente para consumir sua nova paixão ardente. 


O leão então começou a orar aos deuses e pediu-lhes um milagre para que pudessem se unir como um casal perfeito. Os deuses concederam ao leão seu voto, transformando-o em um pug.

É por isso que, de acordo com essa lenda, a razão pela qual o pug age como se fosse o rei dos animais! Depois dessa história de amor, vamos voltar aos fatos e à realidade.

Nosso amigo, o pug é uma das raças mais antigas de cães e os primeiros vestígios de sua origem foram encontrados nos escritos de Confúcio, professor, filósofo e escritor chinês no século VI a.C.


Infelizmente, ir em busca de fatos históricos precisos é um ato fútil. De fato, o Imperador Shenjing Wang (320 a 314 a.C.) apreendeu todos os documentos sobre o pug e sua origem e os destruiu. 

Os historiadores ainda não sabem o que pode ter levado o Imperador a tomar medidas tão radicais para fazer essa parte da história desaparecer. 

No entanto, algumas fontes históricas nos ensinaram que os pug foram criados para sentar-se no colo dos imperadores chineses durante a dinastia Shang (1570 a 1045 a.C.). 

Além disso, as rugas em suas testas formam a palavra "Príncipe" em caractere chinês. Um cachorro real de verdade, não é?


Características do pug

Pug: tudo sobre a raça!

Aqui estão umas informações gerais sobre o pug:

  • Tamanho: 30 a 40 cm para o macho e 29 a 36 cm para a fêmea.

  • Peso ideal: 6,50 kg a 8 kg para o macho e 6 kg a 7 kg para a fêmea. Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

  • Cabeça: Ampla e maciça, deve ser redonda e cruzada por rugas largas e profundas. O focinho é curto e quadrado.

  • Olhos: Grandes, brilhantes e de cor escura com uma expressão suave, estes inflamam quando o cão está excitado.

  • Orelhas: Pequenas, finas e macias aveludadas. Na forma de uma rosa ou botão.

  • Pescoço: Quase inexistente na aparência, ele se funde com o corpo.

  • Pelo: Pelo fino, curto, macio, liso e brilhante. Pode-se pensar que o pug perde pouco cabelo, pois é curto, mas esse não é o caso. 



Portanto, lembre-se de escová-lo pelo menos uma vez por semana para remover pelos mortos e prepare-se para aspirar com mais frequência, especialmente no verão, quando o pug perde uma quantidade bastante grande de pelos.

A personalidade do Pug

Pug: tudo sobre a raça!

O pug é um cachorrinho muito simpático, conhecido sobretudo pelo seu caráter afetuoso, suavidade, inteligência e alegria de viver. Ele ama companhia, especialmente a de seus mestres e geralmente não é agressivo com estranhos, crianças e outros animais. 

Cheio de energia e um ótimo senso de humor, ele está sempre pronto para brincar e inventar todos os tipos de bobagens para atrair a atenção de seu mestre (quando ele não está tirando um cochilo, o que é bastante comum). 


Às vezes, adota atitudes humanas: por exemplo, gosta de assistir televisão, dormir com a cabeça apoiada em um travesseiro e se interessa por conversas enquanto inclina a cabeça de um lado para o outro. 

Muito inteligente, aprende rápido, mas às vezes é preguiçoso. Se você tem vizinhos que não suportam muito o barulho, não se preocupe: o pug late muito pouco.

No fundo, o pug é muito sensível. Se você o repreender, ele ficará muito infeliz e tentará ser perdoado depois (e terá sucesso, acredite em mim). Ele é extremamente apegado ao seu mestre, fará de tudo para agradá-lo e o seguirá como uma sombra por toda a casa. 


Saúde no Pug

De fato, se você tem um pug ou planeja possuir um, há muitas coisas que você precisa saber sobre a saúde do seu cão.
 
O pug é um cão muito mais robusto do que parece e raramente fica doente se for cuidado. Infelizmente, como todas as outras raças de cães, ele é mais sensível a certas doenças e preocupações com a saúde.

Problemas de saúde mais comuns:

  • Obesidade: o peso do seu cão é uma coisa fundamental a se ter cuidado! O pug é propenso a excesso de peso e uma dieta muito rica rapidamente o tornará obeso. Um cão muito grande viverá menos tempo do que um cão com um peso ideal e estará sujeito a outras complicações.

  • Distúrbios respiratórios: algumas raças, como pug, shih-tzu ou bulldog, são chamadas de branquiocefálicos, que significa literalmente "quem tem um crânio curto". Infelizmente, isso resulta em problemas de saúde preocupantes. Estes incluem dificuldades respiratórias, vômitos de comida e ronco.

  • Problemas oculares: como você deve ter notado, os olhos do pug são grandes e globosos, o que também pode causar alguns problemas. Portanto, preste atenção especial ao seu cãozinho durante as caminhadas. Evite andar onde há arbustos altos, pois esses podem machucá-lo.

  • Lesões de pele nas dobras do focinho: o pug tem grandes dobras no rosto que, como os olhos, devem ser verificadas diariamente e limpas pelo menos uma vez por semana com uma toalha ou líquido antibacteriano.



Gostou de saber Pug: tudo sobre a raça? Então não deixe de acompanhar os demais conteúdos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Conteúdo exclusivo!
Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários