Ensinar um cachorro: 5 comandos simples

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
Criar um filhote de cachorro é uma experiência divertida e gratificante. Contudo, é importante começar a ensinar um cachorro desde cedo, para que ele tenha uma boa base antes de se tornar um adulto.

Ensinar um cachorro: 5 comandos simples

Além disso, ensinar um cachorro é uma ótima maneira de passar tempo juntos e também pode ser uma grande fonte de prazer! Continue lendo para saber como ensinar um cachorro da maneira correta.


Quando devo começar a ensinar um cachorro?

Você pode começar a ensinar um cachorro assim que ele chegar em casa. É errado acreditar que um filhote deve ter pelo menos 6 meses de idade antes de iniciar sua educação. 

De fato, quanto mais jovem ele é, mais fácil é. Um filhote de cachorro também é um estudante impaciente: considere-o uma esponja, esperando para absorver tudo o que você pode ensinar a ele!


Dicas de educação para filhotes

Aqui estão algumas dicas úteis para começar bem a trilhar o caminho da educação do seu filhote:

Comece com sessões curtas

Faça sessões de educação curtas e suaves. Um filhote de cachorro perde a concentração facilmente, por isso é melhor fazer várias sessões de 5 minutos por dia do que uma sessão de meia hora por semana.

Escolha o melhor horário

Só "treine" com seu filhote se você estiver de bom humor. Os cães são muito receptivos às emoções humanas e são capazes de detectar se você está estressado ou mal-humorado.


Seja positivo

Sempre termine uma sessão de educação para o seu cão com uma nota positiva, com um exercício que o seu cão pode fazer facilmente, para terminar com sucesso. Para o seu filhote, isso reforça positivamente o fato de que a educação é gratificante!

Sem distrações

No início, eduque seu filhote sem se distrair. Ensine o básico em um lugar tranquilo e não adicione distrações até mais tarde, para que seu cão se acostume com vários ambientes.


Não seja mesquinho com recompensas

A educação de um filhote deve ser sempre orientada para recompensas, então use muito brinquedos, recompensas e abraços. Técnicas negativas, baseadas em punição, são cruéis e não funcionam para educar um filhote.

Evite excesso de guloseimas

Depois que seu filhote entender um exercício, substitua recompensas alimentares por brinquedos ou subtraia-as de sua ração diária para evitar o ganho de peso.

Agora que você já sabe mais sobre como ensinar um cachorro, vamos passar a parte mais interesse: os 5 comandos simples que você pode ensinar rapidamente para o seu companheiro de quatro patas.


5 comandos simples para ensinar um cachorro

Ensinar um cachorro: 5 comandos simples

Sentar

Sem dúvidas, o comando mais simples para você ensinar a um cachorro é o de sentar-se. Por isso, eu recomendo que você inicie com esse, para que torne o treinamento mais simples e motivador.

Como fazer isso?

  • Pegue um mimo para o seu cão.
  • Deixe-o sentir o cheiro e depois coloque a guloseima em sua mão e mantenha fechada.
  • Permaneça na frente do seu cão, olhando para ele.
  • Como o cachorro está fixado na sua mão (e no que tem dentro), coloque a mão para trás da cabeça dele.  
  • Instintivamente, o cão se sentará.
  • Execute várias repetições e comece a incluir um sinal verbal, como "sentar".

É claro, no início, pode ser ele o cão não entenda e se vire ao invés de sentar-se. Isso é comum. Contudo, continue tentando! E assim que ele fizer o movimento correto, não hesite em parabeniza-lo.


Dê a pata

"Dê a pata" é um grande clássico e também forma a base de muitos outros comandos. Mas mesmo que esse truque seja relativamente fácil de aprender, você precisará de um pouco de paciência (e algumas guloseimas) até que seu cão reaja com as duas pernas quando você o pedir.

Como fazer isso?

Dê ao seu cão a ordem "sentar" e ajoelhe-se ao lado dele. Com a mão plana, levante a pata do seu companheiro de baixo e pronuncie a ordem "dá a pata" claramente. 

Repita a operação até que seu cão levante a pata sozinho depois de ordenar que ele o fizesse. Recompense-o imediatamente com um mimo.


Você também pode esconder um petisco na mão desde o início e colocá-lo perto da cabeça do seu cão. Seu cão tentará acessar o petisco e provavelmente usará sua pata em algum momento. 

Se ele então ele levantar a pata, dê a ele a recompensa que ele cobiça e diga-lhe novamente claramente "dê a pata". Com o tempo, seu cão terá assimilado esse exercício e ele levantará as duas pernas depois de colocar a mão na frente dele.


Deite

Além de sentar, fazer o seu cachorro deitar é um dos comandos mais simples que você pode ensinar a uma cachorro. 

Como fazer isso?

Para lhe ajudar, aqui está um pequeno passo a passo:

  • Primeiramente, fique na frente do seu cachorro e diga a ele "sente".
  • Pegue uma guloseima e, deitado, abaixe a mão no chão até que o cachorro se deite.
  • Repita até entender 
  • Quando ele se deitar, dê o prêmio e diga "bom garoto!", além de acariciá-lo para reforçar essa atitude.

Vale lembrar que, se você usar uma guloseima, você precisará ir retirando aos poucos esse atrativo, caso contrário, ele só irá lhe obedecer com isso. 


Fica e vai

Outros dois comandos interessantes para ensinar um cachorro é o famoso “fica e vai”. Além de ser fácil de ensinar, será muito útil no seu dia a dia.

Como fazer isso?

  • Coloque uma recompensa no chão, na frente do seu cachorro
  • Dica para ele ficar e se afaste-se
  • Se ele permanecer, diga vai, orientando ele que ele pode comer.

Lembre-se, ele provavelmente vai atacar a guloseima sem pensar duas vezes no início. Por isso, você deve ter muita paciência e encontrar formas de encorajar seu pequeno.



Gostou de saber sobre  Como ensinar um cachorro: 5 comandos simples? Então não deixe de assinar nosso blog gratuitamente e receber nossos posts em primeira mão no seus e-mail!  Nos acompanhe também nas redes sociais a seguir...



Atenção: Nós temos aqui no blog um diretório dedicado ao Adestramento de Cães se você quiser se aprofundar no assunto é só clicar no botão abaixo e consumir os conteúdos, e ai vamos lá?


Conteúdo Exclusivo!
Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários