6 Doenças Humanas que Podem Atingir os Cães

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
Vocês sabiam que existem diversas doenças que atingem os humanos e que também podem atingem os cães? Na postagem de hoje aqui no blog bom pro cão vamos falar sobre: 6 Doenças Humanas que Podem Atingir os Cães. Fique com a gente, esse assunto é muito importante!

6 Doenças Humanas que Podem Atingir os Cães

6 Doenças Humanas que Podem Atingir os Cães

DIABETES NOS CÃES

1. DIABETES. Apesar de os cães serem extremamente proibidos de comer qualquer tipo de açúcar, a diabetes é uma doença que também pode atingi-los, isso acontece quando o pâncreas desacelera a produção de insulina fazendo com que praticamente todo o alimento ingerido ao invés de se transformar em energia seja transformado em glicose. 

Assim como nos humanos essa doença quando está em estágio bastante avançado pode causar cegueira, e o sintoma mais comum é que quando faz algum machucado ou corte ele demora muito para cicatrizar, sem contar que causa diversos problemas nos rins e no coração.

Os sintomas mais comuns que ajuda a identificar essa doença são: A sede excessiva, o aumento do apetite, porém mesmo comendo muito ele acaba perdendo muito peso e também senti um cansaço extremo, o tratamento dessa doença é feito com rações dietéticas, doses diárias de insulina e muito exercício. 

TIREOIDE NOS CÃES

2. TIREOIDE. Pode não parecer mas problemas com a tireoide são mais comuns do que a gente imagina nos cães, ela é uma das maiores glândulas endócrinas presentes no corpo do animal está situada no pescoço e produz hormônios que ajudam a regularizar o metabolismo dele.

Ela pode causar o hipertireoidismo que é quando esse órgão produz uma quantidade exagerada de hormônios causando demência, letargia, intolerância e relutância até para brincar.

Problemas na tireoide também podem causar o hipotireoidismo que é quando esse órgão produz uma quantidade muito menor de hormônios fazendo com que cão se sinta muito cansado, muito indisposto e em casos severos pode até levar à depressão.

Outra coisa que pode caracterizar a doença é quando o cão come muito, mas mesmo assim emagrece ou quando ele está comendo normal e acaba engordando demais. 

Os sintomas são bem difíceis de perceber no início da doença, até porque eles são comuns em outras tantas doenças, por isso é importante que você fique bastante atento (a), se desconfiar de alguma coisa leve o ao veterinário para fazer um exame de sangue pois essa doença só é diagnosticada com isso.

EPILEPSIA NOS CÃES

3. EPILEPSIA. Essa é uma doença bastante séria ela é causada através de descargas elétricas feitas no cérebro do animal, por alguns instantes o cachorro acaba perdendo o controle dos movimentos do seu corpo e aí ele começa a tremer bastante e a espumar pela boca.

Em casos bastante graves ele até chega a deitar no chão porque não consegue ficar em pé, ela pode ser uma doença herdada de alguma característica genética ou ainda de alguma doença que ele tenha tido anteriormente como a cinomose.

E toda vez que a epilepsia dar no seu cão é bem provável que ele fique com alguma sequela, infelizmente não existe cura, o que pode ser feito é dar alguns remédios que um veterinário irá indicar para controlar as convulsões.  

ANEMIA NOS CÃES

4. ANEMIA. A anemia é outra doença que atinge os cães, ela é conseqüente da redução do volume sanguíneo causado por alguma doença que ele teve ou ainda por algum distúrbio genético. Ela causa o aumento anormal da distribuição dos glóbulos vermelhos pelo corpo do animal.

Existem alguns sintomas que caracterizam essa doença como a urina muito escura, a palidez e a indisposição e também é só comprovada através de um exame de sangue.

O tratamento é feito com ações especiais que possui as vitaminas que o organismo do animal precisa, e com remédios que estimulam a produção do sangue pela medula, em casos bastante severos é preciso o transplante da medula óssea.

INSUFICIÊNCIA RENAL NOS CÃES

5. INSUFICIÊNCIA RENAL. Conforme os cães vão ficando mais velhinhos é comum com que eles desenvolvam algumas doenças características da sua idade uma delas é a insuficiência renal, que é causada pelo envelhecimento natural do cão e assim os rins acabam sofrendo um declínio no seu funcionamento.

Mas também pode ser causada após algum período de doenças periodontal, hipertensão arterial, diabetes dentre outras doenças. Os sintomas mais comuns são o aumento da sede e aquela vontade de fazer xixi constantemente pois o organismo acaba tentando compensar a insuficiência renal eliminando os resíduos que ficam na corrente sanguínea.

 Essa doença é progressiva e irreversível ou seja se o seu cão foi diagnosticado com ela é bem difícil que o tratamento faça algumas feitas significativo com isso a expectativa de vida dele com certeza vai ser bastante reduzida.

O tratamento é feito com diversos remédios e com hemodiálise, note que várias dessas doenças possuem sintomas bem parecidos por isso é importante que você tenha um acompanhamento veterinário freqüente na vida do seu cão principalmente quando ele foi ficando mais velhinho.

DEPRESSÃO NOS CÃES

6. DEPRESSÃO. Ainda faltam pesquisas e trabalhos para explicar exatamente o que acontece no cérebro de cães melancólicos, mas o fato é que algumas pessoas sofrem de doenças muito semelhantes à depressão humana.

O que acontece: O cão começa a recusar comida e brincadeiras, muda completamente o seu comportamento e fica indiferente. Grandes mudanças, separação e solidão são os principais fatores por trás da depressão.

A melhor forma de tratar a depressão é levar o seu amigo peludo para passear, interagir muito com ele e, claro, dar-lhe muito amor e carinho. 


Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários