O que Nunca te Contaram sobre Cães e Pessoas com Deficiência!

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
É bem provável que você já ouviu a frase “O cachorro é o melhor amigo do homem”. A relação entre seres humanos e cães é realmente muito especial. Temos até um texto aqui no blog Bom Pro Cão falando sobre isso!

O que Nunca te Contaram sobre Cães e Pessoas com Deficiência!

Não Perca Nossas Atualizações!

Quer ser notificado e receber assuntos como esse direto na sua caixa de e-mail e redes sociais e ainda ajudar o BLOG A CRESCER? Então gaste um minuto do seu tempo e se inscreva em nossos canais a seguir... GRATIDÃO!

O significado da frase "melhor amigo do homem" ganha um valor maior quando esses companheiros de quatro patas passam a auxiliar pessoas com deficiência nas tarefas do cotidiano ou participando diretamente na recuperação de pessoas internadas com deficiência física.


Existem cães que são treinados para o auxiliar pessoas com deficiência no dia a dia com o objetivo de prestar ajuda, aumentar a independência, dar autonomia e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Esses cães, chamados de cães de assistência, podem receber 5 classificações:

1. Cachorros de Serviço – Destinados a pessoas cadeirantes ou que usam aparelhos ortopédicos.

2. Cachorros de Serviço para Crianças com Autismo – São adestrados para conviver com crianças que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tornando-se facilitadores da criança com seu meio social.

3. Cachorros Ouvintes – Destinados a pessoas com deficiência auditiva. Quando o cachorro ouve certos sons avisa o usuário com um gesto aprendido. Quando consegue a atenção do dono mostra de qual lugar saiu o som.


4. Cachorros de Alerta Médico – Especificamente treinados para a detecção de mudanças nos níveis de açúcar no sangue de diabéticos do tipo 1. Estes cães, através do olfato, podem detectar até vinte minutos antes as hipoglicemias.

5. Cão Guia – Destinados a auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão. Esses são os mais comuns no Brasil, com autorização, prevista em lei (Lei n° 11.126/2005), para circular com o dono em qualquer lugar, inclusive, em transportes públicos e restaurantes. 


Esses cães não são um bicho de estimação propriamente dito, é um cão de trabalho. Por isso, não deve ser distraído! Nunca dê comida, toque, acaricie ou brinque com eles, pois eles podem se distrair e causar algum acidente ao dono.

Blog Bom Pro Cão

Outra função super nobre que esses bichinhos fazem são as ‘Cinoterapias’ ou Terapias Assistidas por animais (TAA), que são técnicas específicas aplicadas para aumentar a qualidade de vida e o sucesso em diversos tipos de tratamentos, dentre eles, a reabilitação, ainda nos hospitais, das pessoas com deficiência física.

 

A presença desses animais representa um fator de motivação importante para a realização de exercícios físicos, tornando os indivíduos mais ativos, com mais vontade de contribuir com o tratamento fisioterápico. 

Além dos pacientes apresentarem sinais positivos como: bem-estar, redução da ansiedade, melhora do humor, da autoestima e da capacidade de expressão. E, todos esses fatores, contribuem para que o paciente se recupere mais rápido e volte à sua vida social. 

Como vemos o convívio com os animais tornam o tratamento mais prazeroso e o ambiente mais descontraído. Promovendo uma abordagem mais humanizada que trata o paciente em sua totalidade, considerando não somente o aspecto físico, mas também o emocional. 


Como vemos vale muito a pena investir na interação entre humanos e animais! E, “cá pra nós”, fica cada vez fica mais difícil não acreditar que a frase “o cão é o melhor amigo do homem” não seja, de fato, verdadeira! Não é mesmo? Viva os bichinhos de 4 patas!

Assine nosso blog para receber mais textos como esse em primeira mão. E lembre-se que COMPARTILHAR essa postagem é um ato de INCLUSÃO! Até a próxima.

 JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.




Conteúdo Exclusivo: Bom Pro Cão
Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários