Sabe Quantas vezes por dia seu cachorro precisa comer?

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
Você sabia que existe uma freqüência certa para dar comida ao seu cão? E que essa freqüência não é a mesma ao longo da vida dele? Isso acontece porque conforme a fase, de acordo com que ele vai ficando mais velhinho as necessidades nutricionais também vão mudando.

Sabe Quantas vezes por dia seu cachorro precisa comer?

Uma outra coisa que você também precisa saber é que os cães precisam de uma rotina bem rígida na alimentação com horários muito bem definidos para a hora de comer, isso vai ajudar com que a barriguinha deles se acostume com o tempo que vai ficar em jejum, assim ele não vai sentir fome antes do horário.

Agora vamos falar dessa freqüência alimentar, quanto mais novo o cão for , mais pequenininho, mais filhotinho mais vezes ele vai precisar comer ao dia. Quando ele chegar na fase jovem adulto ele vai poder comer menos vezes.

Então para você ter uma ideia melhor, com quatro meses o cão deve comer de quatro a cinco vezes por dia, essa quantidade é importante porque a barriga dele quando ele é muito pequeno ela é pequena também, então não cabe muita comida dentro daquela barriga então ele vai comer um pouquinho, e logo já vai estar com fome de novo, então tem que comer de novo.

Dos cinco seis meses até um ano de vida ele pode comer apenas três vezes por dia, e a partir de um ano de vida que ele já é um cão jovem, depois ele vai ficando adulto, e depois mais velhinho duas vezes por dia já será o suficiente.

Este é o período em que o sistema digestivo dele já está mais estável, ele já vai ter aprendido a se relacionar melhor com a comida e claro já vai ter os horários de comer bem definidos, então vai saber exatamente o momento que a fome pode bater.

Uma das perguntas que pode aparecer nos comentários desse post é: Porque não pode deixar a comida o tempo todo disponível para os cães principalmente quando eles são filhotes?  A resposta é bem simples muitos cães não sossegam enquanto não vem o final da comida, então vão comer rápido, e isso vai fazer com que eles passem mal.

Ao longo do tempo também vai fazer eles ficarem mais gordinhos, alguns cães nem são tão esfomeados e vão deixar a comida no pratinho, mas pense se você alimentar ele apenas duas vezes por dia o intervalo da alimentação vai ser de mais ou menos 12 horas.

Esse período todo que a ração ficar ali no pratinho, ou a alimentação natural que você dá pra ele ficar ali pode ou amolecer os grãos ou juntar bichinhos na comida, e aí quando ele for comer isso vai ser ingerido e vai fazer muito mal.

Outra pergunta que também pode aparecer é: Por que não dar pro cão comida apenas uma vez por dia? E a resposta também é simples imagine ficar 24 horas sem comer, com certeza após todo esse período em jejum o cachorro vai estar com muita fome e vai comer muito rápido, e talvez aquela quantidade de porção que é ideal para ele não seja o suficiente.

E tudo isso ainda poderá causar um seu cão gases, vômitos, diarreia, congestão e vários outros problemas falando em problemas, a quantidade de comida também tem que ser bastante rigorosa se você der ração vai ser um pouco mais fácil de identificar, geralmente na embalagem da ração vem ali descrito quantos gramas por dia o cão deve comer dado à sua idade e nível de atividade física.

Se a alimentação for natural basta que você calcule aí qual é o peso total do seu cão e ofereça para ele de 2 a 3 por cento desse seu peso corporal, é claro que essa quantidade vai depender das necessidades nutricionais que o seu cachorro tiver.

Então é super importante confirmar com veterinário a quantidade correta que deve ser oferecida. Nessas divisões das refeições seja ela duas, três, quatro, ou cinco vezes você tem que dividir justamente esse tamanho final aí, digamos que seja 200 gramas você vai dividir por dois, três, quatro, ou cinco vezes.

O que você pode dar um pouquinho a mais para ele são os petiscos. Seja assinante do blog e receba mais textos como esse em primeira mão. E lembre-se que COMPARTILHAR essa postagem é um ato de INCLUSÃO! Até a próxima.


Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários