Existem muitas doenças que podem atingir o seu cão, algumas dessas doenças podem ser mortal. Na postagem de hoje aqui no Bom Pro Cão vamos falar sobre: Cinomose em Cães: Sintomas, tratamento e como Prevenir!
Fique com a gente até o final desse texto, e você descobrirá como tratar e prevenir o seu cachorro dessa doença terrível.
Antes de começar, ajude o nosso blog a crescer, curtindo a nossa página no FACEBOOK. Clique no botão a seguir e curta, é rapidinho, agradecemos!!!
A Cinomose é uma doença perigosa, e altamente contagiosa sendo muito comum em cães, principalmente nos cachorros mais novos.
O que causa essa grave doença é o vírus da cinomose canina que é transmitida com facilidade pelo contato entre os animais através de suas secreções pelo ar ou mesmo pelo contato com objetos contaminados.
Sintomas da Cinomose
Depois de infectar o cão o vírus da cinomose ataca inicialmente o sistema respiratório e digestório e conforme se multiplica no organismo atinge outros tecidos e órgãos, na fase de início geralmente os sintomas são mais leves e é comum que o cachorro apresente:
- Secreção nasal e ocular
- Tosses
- Falta de apetite
- Febre
- Vômitos
- Diarreias
Ao tempo que a doença evolui o vírus pode atingir o sistema nervoso do cachorro causando sintomas como:
- Dificuldades para se levantar e andar
- Movimento de andar em círculos
- Convulsões
- Paralisia das patas
Se o seu cachorro apresentar estes ou outros sintomas, você deverá procurar com urgência um veterinário para confirmar o diagnóstico com exames físicos e complementares.
Tratamento da Cinomose
Em se confirmando o diagnostico da cinomose o doutor veterinário vai definir qual será o melhor tratamento dentre as opções disponíveis como:
- Antibióticos
- Suplementos probióticos
- Soros hiperimunes
- Outros medicamentos
As chances de cura do seu cachorro serão maiores se iniciar cedo o tratamento, quer uma boa notícia Embora a cinomose seja uma doença grave, ela pode ser cuidada e prevenida através da vacinação correta dos cachorros.
Cinomose como Prevenir?
Para vacinar o seu cão corretamente, é importante seguir as orientações de um profissional, ficar atento as datas da vacinação, e manter a carteirinha do seu animal sempre atualizada.
Também é importante cuidar para que o seu amigo de quatro patas seja mantido em um ambiente limpo, arejado, sem contato com animais doentes, e com uma boa alimentação.
Com todos esses cuidados e a saúde em dia é muito mais simples para o seu cachorro se manter distante da cinomose e de outras doenças contagiosas. Cuidar da saúde do seu melhor amigo é a forma mais correta de proteger essa relação de amor e carrinho por muitos anos.
Gostou dessa postagem, ela foi útil para você? Então compartilhe logo abaixo e também assine o bom pro cão, para não perder nenhuma das nossas novidades e atualizações, até a próxima!
Leia Também:
Conteúdo Exclusivo: Bom Pro Cão
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.