Seu cão segue você em todos os lugares porque são criaturas incrivelmente leais. Eles foram criados há milhares de anos para serem companheiros, e isso é evidente em seu comportamento.
Os cães formam laços fortes com seus donos e amam nada mais do que estar ao seu lado. Essa lealdade é a razão pela qual os cães foram apelidados de “o melhor amigo do homem”.
Há também uma série de razões práticas pelas quais seu cão pode segui-lo por aí. Eles podem estar com fome e procurar comida, ou podem precisar sair para se aliviar.
De qualquer forma, fica claro que seu cão o vê como seu líder e quer ficar perto de você. Então, da próxima vez que seu amigo peludo estiver te seguindo, considere isso como um elogio!
Eles vêem você como alguém que vale a pena ficar perto, que é o maior elogio que um cachorro pode dar.
A história por trás dos cães seguindo seus donos
Alguns dizem que é porque querem nos proteger, enquanto outros afirmam que adoram estar perto de nós. A explicação mais provável, no entanto, é um pouco dos dois.
Os cães são descendentes de lobos e, na natureza, as matilhas viajam juntas para ajudar a aumentar suas chances de sobrevivência.
Essa necessidade inata de ficar perto de seus companheiros de matilha se traduz em nossos cães domesticados hoje, que nos veem como sua matilha.
Como chefes da matilha, os cães sentem a necessidade de nos proteger de qualquer coisa que possa representar uma ameaça - e é por isso que muitas vezes eles acompanham todos os nossos movimentos.
Além disso, os cães simplesmente gostam da nossa companhia e estar ao nosso lado é reconfortante e familiar para eles.
Então, da próxima vez que seu filhote seguir você até o banheiro ou não o deixar fora de vista, lembre-se de que provavelmente é só porque ele se preocupa com você e quer estar perto de você - o melhor elogio que qualquer dono de cachorro poderia pedir!”
Como os cães veem seus donos?
Para nós, pode parecer que nossos filhotes estão sempre sob os pés, seja indo ao banheiro ou dando uma volta no quarteirão. Mas por que os cães seguem seus donos aonde quer que vão?
Acontece que existem várias razões por trás desse comportamento canino. Por um lado, os cães são animais altamente sociais e anseiam por companhia.
Quando você deixa seu cachorro sozinho em casa, ele pode ficar muito sozinho rapidamente. Então, quando você está por perto, eles querem estar perto de você o máximo possível.
Além disso, os cães aprendem muito cedo que os humanos são animais de carga e que gostamos de ficar juntos. Isso provavelmente é um remanescente de seus ancestrais selvagens que vagavam em bandos.
Na natureza, lobos e outros canídeos ficaram perto de seus companheiros de matilha por segurança em número contra predadores.
Os cães também veem seus humanos como membros de sua matilha e, como as matilhas normalmente ficam juntas, só faz sentido que seu cão queira segui-lo por aí!
Cães e ansiedade de separação
Os cães são animais sociais e, naturalmente, querem estar com sua matilha. Quando eles são deixados sozinhos, não é incomum que eles se sintam ansiosos, estressados ou mesmo em pânico.
Isso é chamado de ansiedade de separação e é uma condição real que afeta muitos cães.
Há uma série de coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a lidar com a ansiedade de separação.
Com paciência e treinamento, a maioria dos cães pode aprender a se sentir confortável quando está longe de seus humanos. Se o seu cão está lutando com ansiedade severa de separação, converse com seu veterinário sobre as opções de tratamento.
Sinais de que seu cão pode estar sofrendo de ansiedade de separação
Você tem um cachorro que segue você em todos os lugares, até mesmo no banheiro? Ou um que fica ansioso quando você os deixa sozinhos em casa? Se então, seu amigo peludo pode estar sofrendo de ansiedade de separação.
Existem vários sinais que podem indicar que seu cão tem ansiedade de separação, incluindo:
- Latido ou choramingar excessivo quando você os deixa sozinhos;
- Comportamentos destrutivos como mastigar ou cavar quando deixados sem vigilância;
- Tentando escapar de sua caixa ou “espaço seguro”
- Seguindo você constantemente;
- Buscando contato físico constante com você.
Se o seu cão estiver exibindo algum desses comportamentos, é importante procurar ajuda profissional.
Um veterinário pode ajudar a traçar um plano de tratamento para aliviar a ansiedade do seu cão e melhorar sua qualidade de vida.
Como ajudar um cão com ansiedade de separação?
Se o seu cão está sentindo ansiedade de separação, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a ansiedade.
Uma maneira de ajudar é alimentar seu cão com suas refeições em brinquedos de quebra-cabeça ou alimentadores lentos.
Isso dará a eles algo para fazer e manterá a mente ocupada enquanto você estiver ausente. Você também pode tentar deixá-los com uma peça de sua roupa que cheira a você. Isso lhes dará conforto e fará com que se sintam menos sozinhos.
Finalmente, certifique-se de fazer bastante exercício para o seu cão antes de deixá-lo sozinho. Um cão cansado é um cão calmo, então uma longa caminhada ou sessão de brincadeira ajudará a cansá-los e, com sorte, reduzir sua ansiedade.
Treinar seu cão para se sentir confortável quando você o deixar sozinho
Comece com pequenas separações, como entrar em outra sala e voltar, ou sair de casa por um curto período de tempo.
Aumente gradualmente a quantidade de tempo que você está fora e certifique-se de elogiar seu cão quando você voltar.
Se o seu cão começar a mostrar sinais de ansiedade quando você sair, tente o contra-condicionamento combinando suas partidas com algo que seu cão gosta, como uma guloseima saborosa ou um brinquedo favorito.
Gostou de saber O Motivo do Seu Cachorro Seguir Você em Todos Os Lugares? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Leia Também
Conteúdo Exclusivo - Bom Pro Cão
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.