Você acha que o consumo de água do seu cão é excessivo? Não tenha medo! Às vezes, o cachorro tomando muita água é devido ao calor do verão.
Mas se as visitas aos seus potes de água forem recorrentes, independentemente da estação do ano, é hora de procurar a causa.
Para ajudar você a entender mais sobre as causas do cachorro tomando muita água, nós do blog bom pro cão eu preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe com a gente agora mesmo!
Cachorro tomando muita água: o que pode ser?
Se o seu cão bebe muita água e você está preocupado, deve ser descartado que é devido a causas naturais, ou seja, razões que não representam problemas de saúde.
Por exemplo, o verão e o clima quente fazem com que o cão beba mais água do que o habitual. Não há motivo para preocupação aqui.
Tente oferecer a ele um espaço arejado, confortável e tranquilo. Às vezes, não percebemos que os animais resistem a temperaturas mais altas do que as nossas, porque geralmente estamos nos lugares mais frios da casa.
Para descobrir se o seu filhote ou cão adulto está mais quente do que o esperado, preste atenção à temperatura corporal!
Seu cachorro é muito ativo? Você o levou para uma longa caminhada ou uma boa sessão de exercícios? Então, não há nada com que se preocupar.
É lógico que, se ele mantiver um estilo de vida agitado, ele beberá mais água do que o habitual. Afinal, quanto mais movimento, maior a ingestão de água.
Entre as causas naturais, há mais dois aspectos a serem levados em consideração: gravidez e alimentação. Cães que estão gestando ou amamentando precisam beber mais água. Seu próprio corpo exige que eles estejam bem hidratados para alimentar seus filhotes.
Se a comida que você dá ao cão geralmente é muito seca ou salgada, seu cão precisa beber mais água para eliminar a secura. A alimentação é o problema? Verifique suas propriedades e consulte seu veterinário.
Ele pode recomendar uma dieta mais equilibrada e hidratada. A ingestão exagerada de fibras também pode ser a causa da sede de um cão.
O excesso de água pode ser ruim?
Tenha em mente que uma quantidade exagerada de água no corpo pode desequilibrar o funcionamento de alguns órgãos, alterar a urina, desmineralizar o cão e até causar hiponatremia (um cenário que pode levar a vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo ou, em casos mais extremos, disfunção cerebral).
As doenças mais comuns que podem causar desidratação
Se a ingestão de água é excessiva, mas você já descartou que é devido a causas naturais, é possível que seu cão sofra de doença renal.
Tenha muito cuidado porque esses tipos de condições não são detectados apenas verificando a quantidade e a frequência de urinar e beber: você também precisa ver se urina mais água do que o normal, se vomita assiduamente, se seus níveis de humor ou energia sofrem, se ele dorme mais do que suficiente, etc.
Se o cão bebe mais de 100 mililitros de água por quilograma de seu peso corporal por dia, então ele está ingerindo mais do que precisa. O ideal, neste caso, é fazer uma visita ao veterinário para descartar problemas.
Somente ele será capaz de garantir que tudo funcione corretamente ou detectar algumas desses doenças está atingindo o animal:
- Diarreia
- Diabetes
- Leptospirose
- Hipercalcemia
- nsuficiência renal
- Problemas no fígado
- índrome de Cushing
- Transtorno canino obsessivo
Embora estas sejam as doenças mais comuns relacionadas ao excesso de água e urina, há muitas mais. O conselho é claro: ao menor sinal de alarme, visite o veterinário para descartar problemas.
Você sabia que a recomendação dos especialistas é ir ao veterinário para verificar o cão pelo menos uma vez por ano? No caso de cães idosos (ou seja, com mais de sete anos de idade), recomenda-se um check-up a cada seis meses.
O que esperar da visita ao veterinário?
Quando você entrar na consulta, o veterinário fará uma rodada de perguntas básicas para descartar as causas naturais que apontei nas seções anteriores. Uma vez que as informações básicas tenham sido obtidas, ele pode realizar uma verificação completa.
Em seguida, ele recomendará uma análise, que pode ser de sangue, urina ou fezes. O importante, em qualquer caso, é obter um diagnóstico preciso e precoce, caso você tenha que iniciar um tratamento específico.
Gostou de saber mais sobre as causas do cachorro tomando muita água? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
As informações contidas no Bom Pro Cão possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.