Raças extintas de cachorro: conheça as 22 principais

| Divida esse texto com alguém. COMPARTILHE!!!
Os cães foram criados há séculos para servir a vários propósitos, desde caça e pastoreio até proteção e companheirismo. Com o tempo, algumas dessas raças foram extintas devido a mudanças no estilo de vida humano ou aos efeitos da endogamia. 

22 Raças de Cães que foram extintas

Aqui estão algumas das raças extintas de cachorro:

O Cão de Combate de Córdoba, por exemplo, era uma raça grande e agressiva que foi usada em isca de touros e isca de urso antes de ser banida em 1835. O último espécime conhecido morreu em 1836.


O Hawaiian Poi Dog era uma raça alta e esguia, com cabelo curto e orelhas caídas. Eles eram usados como cães de caça e como guardas, mas seu número diminuiu após a chegada dos colonos ocidentais no Havaí. O último cão Poi conhecido morreu em 1932.

O Newfoundlander era um cão grande e musculoso criado para pescar e transportar cargas pesadas. 

Eles já eram comuns em Terra Nova e Labrador, mas seus números diminuíram drasticamente após a introdução de barcos mecanizados no início do século XX. Acredita-se que a última Terra Nova tenha morrido em 1980. Vamos conhecer agora as principais raças extintas de cachorro. 


Raças extintas de cachorro: conheça as 10 principais

1. Cachorro Turnspit extinto

Raças extintas de cachorro - Turnspit

O cão turnspit era uma raça de cães de pernas curtas e corpo comprido usada durante os séculos XVI a XIX para ajudar a transformar a carne em um espeto. 

Os cães foram criados especificamente para esse fim e eram comumente encontrados em cozinhas. No entanto, com o advento dos rotisseries mecanizados no final de 1800, o cão turnspit tornou-se obsoleto e sua população diminuiu rapidamente. O último espécime conhecido morreu em 1903.


2. Kuri 

Raças extintas de cachorro - Kuri

O cão Kuri era uma raça de cão doméstico que já foi nativa da ilha da Nova Zelândia. A raça está agora extinta, tendo sido substituída por outras raças de cães trazidas para a ilha por colonos europeus. 

Não está claro exatamente o que aconteceu com o cão Kuri, mas é provável que eles tenham sido simplesmente superados por outras raças de cães e acabaram morrendo.


3. Dogo cubano

Raças extintas de cachorro - Dogo Cubano

O Dogo Cubano é um cão grande, branco e musculoso que já foi criado em Cuba. Acredita-se que o Dogo Cubano é um cruzamento entre o Mastiff e o Bloodhound, e foi usado para caçar. 

A raça foi extinta na década de 1970 devido à agitação política em Cuba e ao fato de não terem sido reconhecidos por nenhum dos principais Kennel Club.

4. Cachorro extinto Old english bulldog

Raças extintas de cachorro - Old english bulldog

O Old English Bulldog foi uma raça popular de cães na Inglaterra durante os anos 1800. No entanto, no início de 1900, a raça foi extinta. 

Existem várias teorias sobre por que isso ocorreu. Alguns acreditam que a raça era simplesmente muito agressiva e difícil de manusear, tornando-a impopular entre os donos de cães. 

Outros acreditam que a introdução de novas raças de cães, como o Staffordshire Bull Terrier, levou ao declínio do Old English Bulldog. Seja qual for a razão, o Old English Bulldog não existe mais hoje.


5. Bullenbeisser

Raças extintas de cachorro - Bullenbeisser

O Bullenbeisser, também conhecido como Bulldog Alemão, foi uma raça de cães que foi extinta no início de 1900. A raça era grande e forte, com focinho curto e constituição atarracada. 

Eles eram usados para caçar animais grandes, como ursos e javalis, e também eram cães de guarda populares. Acredita-se que a raça tenha sido criada cruzando mastins com Bulldogs, e eventualmente se tornou sua própria raça distinta. 

No entanto, devido às suas tendências agressivas e falta de treinamento, eles lentamente acabaram sendo abandonados. Acredita-se que o último Bullenbeisser tenha morrido em 1904. Sem dúvida, uma das principais raças extintas de cachorro.


6. Cão lutador de córdoba: o que aconteceu com ele?

Raças extintas de cachorro - Cão lutador de Córdoba

No início do século XX, o cão de luta de Córdoba era uma raça popular em sua Argentina natal. Mas com o passar dos anos, a popularidade da raça diminuiu e acabou se extinguindo.

Existem várias teorias sobre o que aconteceu com o cão de combate de Córdoba. Uma teoria é que a raça simplesmente caiu em desgraça com os criadores de cães argentinos. Outra teoria é que a raça foi cruzada com outras raças até perder suas características distintas.

Seja qual for o caso, não existem mais cães de combate de raça pura de Córdoba hoje. No entanto, ainda existem alguns cães que têm cães de combate de Córdoba em sua linhagem e esses cães são conhecidos como Dogos argentinos.


7. Cão de água de moscou

Raças extintas de cachorro - Cão de água de Moscou

O cão de água de Moscou era um tipo de cão popular na Rússia durante o início do século XX. No entanto, a raça acabou sendo extinta devido a uma série de fatores, incluindo a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Russa e o fato de que eles não eram adequados para a vida no clima severo da Rússia.

8. Cão poi havaiano

Raças extintas de cachorro - Cão Poi Havaiano

O cão poi havaiano era um tipo de cão pequeno e de pêlo curto que já foi comum nas ilhas havaianas. No entanto, a raça está extinta.

Existem várias teorias sobre o que aconteceu com o cão poi havaiano. Uma teoria é que os cães foram mortos por doenças trazidas para o Havaí por colonos europeus. Outra teoria é que os cães foram cruzados com outras raças de cães, eventualmente levando à sua extinção.

Seja qual for o motivo, o cão poi havaiano não está mais por perto hoje. Isso é uma pena, pois eles já foram uma parte importante da cultura e da história havaianas.
Sem dúvida, uma das principais raças extintas de cachorro.


9. Talbot

Raças extintas de cachorro - Talbot

O Talbot era uma raça de cão que se extinguiu no início do século XX. O último espécime conhecido morreu em 1932.

O Talbot era um cão de caça grande, branco e de orelhas caídas, com manchas pretas distintas. Eles eram usados para caçar veados e outros animais de caça na Inglaterra.

A causa exata da extinção do Talbot é desconhecida, mas acredita-se que eles possam ter sido cruzados com outras raças de cães e eventualmente perderam suas características distintivas.


10. Rastreador brasileiro

Raças extintas de cachorro - Rastreador Brasileiro

O Extinct dog Brazilian tracker é uma raça grande e musculosa de cães que foi usada para rastreamento e caça no Brasil. 

Eles eram conhecidos por sua força, resistência e olfato. O último rastreador brasileiro conhecido foi morto no início do século XX. Não há espécimes sobreviventes desta raça.

11. Alpine Mastiff

Raças extintas de cachorro - Alpine Mastiff

É um antepassado moderno do Mastiff e também, junto com outros cães, deu origem ao popular São Bernardo.

O Alpine Mastiff foi uma das primeiras raças a atingir o status de cão gigante e alguns deles chegavam a pesar mais de 150kg.

12. Braque du Puy

Raças extintas de cachorro - Braque du Puy

Criado na França para ser um cão de caça, ficou conhecido por sua agilidade (não atoa, foi obtido através de cruzamentos de Galgo com outros Braques). A raça é considerada extinta em sua forma original.

Mas foi reconstituída a partir de outras raças e apesar de rara, pode ser encontrada em algumas partes do mundo.


13. English Water Spaniel

Raças extintas de cachorro - English Water Spaniel

Muito usado para caça de aves aquáticas, pois era capaz de mergulhar como um pato. Tornou-se extinto na década de 1930.

Acredita-se que influenciou geneticamente diversas raças modernas como American Water Spaniel (Cão d’água americano), Curly coated retriever e Field Spaniel.

14. Paisley Terrier

Raças extintas de cachorro - Paisley Terrier

Original da Grã-Bretanha, foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia. Foi o progenitor do popularmente conhecido Yorkshire Terrier.

15. Rastreador Russo

Raças extintas de cachorro - Rastreador Russo

De origem russa asiática, era usado para proteger rebanhos de ovelhas.Pesava cerca de 45kg e era suficientemente rápido e esperto para afugentar lobos e outros predadores do rebanho.

Diz a lenda que era tão inteligente que podia tomar conta de si e do rebanho durante meses a fio, sem ajuda de seres humanos.

Algumas raças que deram origem ao Golden Retriever estão relacionadas em algum nível com o Rastreador Russo, que foi extinto no final de 1800.


16. Buldogue Toy

Raças extintas de cachorro - Buldogue Toy

É uma raça extinta que existiu na Inglaterra no século 18 e início do 19. Foi uma tentativa de desenvolver uma geração de buldogues em miniatura.

Mas não chegou a ser uma raça totalmente desenvolvida e reconhecida, pois dificilmente seus exemplares eram totalmente saudáveis ou férteis.

17. Tweed Water Spaniel

Raças extintas de cachorro - Tweed Water Spaniel

Extinta desde o século 19, é conhecido pelo seu envolvimento na criação da raça Golden Retriever. Eram muito atléticos e amantes de água.

18. English White Terrier

Raças extintas de cachorro - English White Terrier

Uma raça que se originou na Grã-Bretanha e sua extinção se deu aos diversos problemas genéticos relacionados à pele, que ocasionou no desestímulo por parte dos criadores em continuar coma raça.

Apesar desses problemas, o English White Terrier, foi cruzado com o Antigo Buldogue Inglês, dando origem a uma conhecida raça, o Bull Terrier. English White Terrier também deu origem às raças Boston Terrier e ao Pit Bull.


19. Hare Cão Indiano

Raças extintas de cachorro - Hare Cão Indiano

Era encontrado originalmente no norte do Canadá e era o cão dos índios Hare. Era muito veloz e tinha características de um coiote selvagem, mas com um temperamento “caseiro”, de um cão doméstico.

O Hare Cão Indiano tinha a aparência muito próxima a de uma raposa e era muito brincalhão. Ele não costumava latir, apenas alguns nascidos na Europa aprenderam a imitar o latido de outros cães. A raça foi desaparecendo com o cruzamento com outros cães durante o século 19.

20. Cão D’água St. John

Raças extintas de cachorro - Cão D’água St. John

É uma raça importantíssima, pois deu origem à diversas raças modernas, entre elas, as populares Golden Retriever e Labrador Retriever.

O Cão D’água St. John é originário de Newfoundland, uma província francesa no Canadá e seus exemplares foram exportados para diversos países pelo mundo.

O dois últimos exemplares morreram nos anos 1970, infelizmente ambos eram machos, o que impossibilitou a continuação da raça.


21. Tesem

Raças extintas de cachorro - Tesem

É por muitos considerado a raça de cachorro mais antiga do mundo domesticada pelo ser humano. São diversas as representações da raça em antigos túmulos egípcios.

Uma das primeiras gravações desses cães é conhecida como “O Cão de Khufu” que foi gravada no túmulo do rei Khufu, que reinou de 2609 a 2584 a.C.

22. Blue Paul Terrier

Raças extintas de cachorro - Blue Paul Terrier

Assemelhava-se muito ao Pit Bull contemporâneo. Não há uma confirmação da sua origem. Mas sabe-se que junto com o Staffordshire bull terrier, foi uma das primeiras raças de cachorro a chegar nos EUA.


Já tinha ouvido falar de algumas dessas raças? Conta pra gente nos comentários!

Veja também :

Postar um comentário

0 Comentários