Os cães foram criados há séculos para servir a vários propósitos, desde caça e pastoreio até proteção e companheirismo. Com o tempo, algumas dessas raças foram extintas devido a mudanças no estilo de vida humano ou aos efeitos da endogamia.
Aqui estão algumas das raças extintas de cachorro:
O Cão de Combate de Córdoba, por exemplo, era uma raça grande e agressiva que foi usada em isca de touros e isca de urso antes de ser banida em 1835. O último espécime conhecido morreu em 1836.
O Hawaiian Poi Dog era uma raça alta e esguia, com cabelo curto e orelhas caídas. Eles eram usados como cães de caça e como guardas, mas seu número diminuiu após a chegada dos colonos ocidentais no Havaí. O último cão Poi conhecido morreu em 1932.
O Newfoundlander era um cão grande e musculoso criado para pescar e transportar cargas pesadas.
Eles já eram comuns em Terra Nova e Labrador, mas seus números diminuíram drasticamente após a introdução de barcos mecanizados no início do século XX. Acredita-se que a última Terra Nova tenha morrido em 1980. Vamos conhecer agora as principais raças extintas de cachorro.
Raças extintas de cachorro: conheça as 10 principais
1. Cachorro Turnspit extinto
O cão turnspit era uma raça de cães de pernas curtas e corpo comprido usada durante os séculos XVI a XIX para ajudar a transformar a carne em um espeto.
Os cães foram criados especificamente para esse fim e eram comumente encontrados em cozinhas. No entanto, com o advento dos rotisseries mecanizados no final de 1800, o cão turnspit tornou-se obsoleto e sua população diminuiu rapidamente. O último espécime conhecido morreu em 1903.
2. Kuri
O cão Kuri era uma raça de cão doméstico que já foi nativa da ilha da Nova Zelândia. A raça está agora extinta, tendo sido substituída por outras raças de cães trazidas para a ilha por colonos europeus.
Não está claro exatamente o que aconteceu com o cão Kuri, mas é provável que eles tenham sido simplesmente superados por outras raças de cães e acabaram morrendo.
3. Dogo cubano
O Dogo Cubano é um cão grande, branco e musculoso que já foi criado em Cuba. Acredita-se que o Dogo Cubano é um cruzamento entre o Mastiff e o Bloodhound, e foi usado para caçar.
A raça foi extinta na década de 1970 devido à agitação política em Cuba e ao fato de não terem sido reconhecidos por nenhum dos principais Kennel Club.
4. Cachorro extinto Old english bulldog
O Old English Bulldog foi uma raça popular de cães na Inglaterra durante os anos 1800. No entanto, no início de 1900, a raça foi extinta.
Existem várias teorias sobre por que isso ocorreu. Alguns acreditam que a raça era simplesmente muito agressiva e difícil de manusear, tornando-a impopular entre os donos de cães.
Outros acreditam que a introdução de novas raças de cães, como o Staffordshire Bull Terrier, levou ao declínio do Old English Bulldog. Seja qual for a razão, o Old English Bulldog não existe mais hoje.
5. Bullenbeisser
O Bullenbeisser, também conhecido como Bulldog Alemão, foi uma raça de cães que foi extinta no início de 1900. A raça era grande e forte, com focinho curto e constituição atarracada.
Eles eram usados para caçar animais grandes, como ursos e javalis, e também eram cães de guarda populares. Acredita-se que a raça tenha sido criada cruzando mastins com Bulldogs, e eventualmente se tornou sua própria raça distinta.
No entanto, devido às suas tendências agressivas e falta de treinamento, eles lentamente acabaram sendo abandonados. Acredita-se que o último Bullenbeisser tenha morrido em 1904. Sem dúvida, uma das principais raças extintas de cachorro.
6. Cão lutador de córdoba: o que aconteceu com ele?
No início do século XX, o cão de luta de Córdoba era uma raça popular em sua Argentina natal. Mas com o passar dos anos, a popularidade da raça diminuiu e acabou se extinguindo.
Existem várias teorias sobre o que aconteceu com o cão de combate de Córdoba. Uma teoria é que a raça simplesmente caiu em desgraça com os criadores de cães argentinos. Outra teoria é que a raça foi cruzada com outras raças até perder suas características distintas.
Seja qual for o caso, não existem mais cães de combate de raça pura de Córdoba hoje. No entanto, ainda existem alguns cães que têm cães de combate de Córdoba em sua linhagem e esses cães são conhecidos como Dogos argentinos.
7. Cão de água de moscou
O cão de água de Moscou era um tipo de cão popular na Rússia durante o início do século XX. No entanto, a raça acabou sendo extinta devido a uma série de fatores, incluindo a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Russa e o fato de que eles não eram adequados para a vida no clima severo da Rússia.
8. Cão poi havaiano
O cão poi havaiano era um tipo de cão pequeno e de pêlo curto que já foi comum nas ilhas havaianas. No entanto, a raça está extinta.
Existem várias teorias sobre o que aconteceu com o cão poi havaiano. Uma teoria é que os cães foram mortos por doenças trazidas para o Havaí por colonos europeus. Outra teoria é que os cães foram cruzados com outras raças de cães, eventualmente levando à sua extinção.
Seja qual for o motivo, o cão poi havaiano não está mais por perto hoje. Isso é uma pena, pois eles já foram uma parte importante da cultura e da história havaianas.
Sem dúvida, uma das principais raças extintas de cachorro.
9. Talbot
O Talbot era uma raça de cão que se extinguiu no início do século XX. O último espécime conhecido morreu em 1932.
O Talbot era um cão de caça grande, branco e de orelhas caídas, com manchas pretas distintas. Eles eram usados para caçar veados e outros animais de caça na Inglaterra.
A causa exata da extinção do Talbot é desconhecida, mas acredita-se que eles possam ter sido cruzados com outras raças de cães e eventualmente perderam suas características distintivas.
10. Rastreador brasileiro
O Extinct dog Brazilian tracker é uma raça grande e musculosa de cães que foi usada para rastreamento e caça no Brasil.
Eles eram conhecidos por sua força, resistência e olfato. O último rastreador brasileiro conhecido foi morto no início do século XX. Não há espécimes sobreviventes desta raça.
11. Alpine Mastiff
É um antepassado moderno do Mastiff e também, junto com outros cães, deu origem ao popular São Bernardo.
O Alpine Mastiff foi uma das primeiras raças a atingir o status de cão gigante e alguns deles chegavam a pesar mais de 150kg.
12. Braque du Puy
Criado na França para ser um cão de caça, ficou conhecido por sua agilidade (não atoa, foi obtido através de cruzamentos de Galgo com outros Braques). A raça é considerada extinta em sua forma original.
Mas foi reconstituída a partir de outras raças e apesar de rara, pode ser encontrada em algumas partes do mundo.
13. English Water Spaniel
Muito usado para caça de aves aquáticas, pois era capaz de mergulhar como um pato. Tornou-se extinto na década de 1930.
Acredita-se que influenciou geneticamente diversas raças modernas como American Water Spaniel (Cão d’água americano), Curly coated retriever e Field Spaniel.
14. Paisley Terrier
Original da Grã-Bretanha, foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia. Foi o progenitor do popularmente conhecido Yorkshire Terrier.
15. Rastreador Russo
De origem russa asiática, era usado para proteger rebanhos de ovelhas.Pesava cerca de 45kg e era suficientemente rápido e esperto para afugentar lobos e outros predadores do rebanho.
Diz a lenda que era tão inteligente que podia tomar conta de si e do rebanho durante meses a fio, sem ajuda de seres humanos.
Algumas raças que deram origem ao Golden Retriever estão relacionadas em algum nível com o Rastreador Russo, que foi extinto no final de 1800.
16. Buldogue Toy
É uma raça extinta que existiu na Inglaterra no século 18 e início do 19. Foi uma tentativa de desenvolver uma geração de buldogues em miniatura.
Mas não chegou a ser uma raça totalmente desenvolvida e reconhecida, pois dificilmente seus exemplares eram totalmente saudáveis ou férteis.
17. Tweed Water Spaniel
Extinta desde o século 19, é conhecido pelo seu envolvimento na criação da raça Golden Retriever. Eram muito atléticos e amantes de água.
18. English White Terrier
Uma raça que se originou na Grã-Bretanha e sua extinção se deu aos diversos problemas genéticos relacionados à pele, que ocasionou no desestímulo por parte dos criadores em continuar coma raça.
Apesar desses problemas, o English White Terrier, foi cruzado com o Antigo Buldogue Inglês, dando origem a uma conhecida raça, o Bull Terrier. English White Terrier também deu origem às raças Boston Terrier e ao Pit Bull.
19. Hare Cão Indiano
Era encontrado originalmente no norte do Canadá e era o cão dos índios Hare. Era muito veloz e tinha características de um coiote selvagem, mas com um temperamento “caseiro”, de um cão doméstico.
O Hare Cão Indiano tinha a aparência muito próxima a de uma raposa e era muito brincalhão. Ele não costumava latir, apenas alguns nascidos na Europa aprenderam a imitar o latido de outros cães. A raça foi desaparecendo com o cruzamento com outros cães durante o século 19.
20. Cão D’água St. John
É uma raça importantíssima, pois deu origem à diversas raças modernas, entre elas, as populares Golden Retriever e Labrador Retriever.
O Cão D’água St. John é originário de Newfoundland, uma província francesa no Canadá e seus exemplares foram exportados para diversos países pelo mundo.
O dois últimos exemplares morreram nos anos 1970, infelizmente ambos eram machos, o que impossibilitou a continuação da raça.
21. Tesem
É por muitos considerado a raça de cachorro mais antiga do mundo domesticada pelo ser humano. São diversas as representações da raça em antigos túmulos egípcios.
Uma das primeiras gravações desses cães é conhecida como “O Cão de Khufu” que foi gravada no túmulo do rei Khufu, que reinou de 2609 a 2584 a.C.
22. Blue Paul Terrier
Assemelhava-se muito ao Pit Bull contemporâneo. Não há uma confirmação da sua origem. Mas sabe-se que junto com o Staffordshire bull terrier, foi uma das primeiras raças de cachorro a chegar nos EUA.
Já tinha ouvido falar de algumas dessas raças? Conta pra gente nos comentários!
Gostou do assunto: Raças extintas de cachorro: conheça as 22 principais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Leia Também
Fonte: Bom Pro Cão - Blog Petiko
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.