Hoje no blog vamos falar sobre uma variação de uma das raças mais conhecidas atualmente como: o pastor alemão preto, cuja pelagem escura se deve a um gene recessivo.
A primeira imagem que nos vem à cabeça quando falamos do pastor alemão é a de um cachorro forte e atento, de pelagem preta e marrom. Pois bem, vamos mostrar uma variação dessa raça maravilhosa: o pastor alemão preto. Se você quiser saber mais, não perca o artigo a seguir.
➠ Veja também: 5 Raças de Cães Interessantes que você talvez não Conheça
História do pastor alemão preto
A origem desses animais, conforme você já deve ter imaginado, está ligada à história do pastor alemão. E é preciso dizer que a história dessa raça é relativamente curta, já que os primeiros registros desse animal datam do final do século XIX, mais especificamente de 1899.
O caráter e as características dessa raça fizeram com que esses animais se tornassem candidatos ideais para serem utilizados como cães de pastoreio e de guarda em áreas montanhosas da Alemanha. Com o passar dos anos, a raça foi ‘oficializada’ e o seu uso se difundiu na Segunda Guerra Mundial.
Mas qual é a história biológica do pastor alemão preto? Como não poderia deixar de ser, a genética e a hereditariedade são as chaves desse enigma, mais especificamente o que se conhece na biologia como gene recessivo. Assim, se ambos os pais portarem o gene recessivo para a cor preta, o pastor alemão descendente será preto.
Se esse não for o caso e um dos pais não for portador do gene, o filhote provavelmente terá uma pelagem preta, mas com algumas áreas mais marrons ou avermelhadas.
Características gerais
De uma forma geral, pode-se dizer que esses animais seguem o padrão típico da raça pastor alemão. Têm uma forma geral robusta e alongada, com o dorso muito firme e musculoso. São animais relativamente grandes, cujo peso varia entre 30 e 47 kg para os machos e 25 e 35 kg para as fêmeas.
Sua altura máxima é de cerca de 65 centímetros nos machos e 60 centímetros no caso das fêmeas, o que os torna um pouco maiores do que os pastores alemães comuns. A cabeça, proporcional ao corpo, tem formato de cunha e abriga olhos amendoados de tamanho médio. As orelhas, características dessa raça, são pontudas, eretas e sempre voltadas para a frente.
Conforme já mencionamos, o pelo desses animais tem uma coloração preta uniforme, com algumas exceções. A pelagem geralmente é composta por pelos curtos, embora existam algumas variações – pouco comuns – com pelos compridos.
Comportamento e cuidados com o pastor alemão preto
Seu tamanho e porte podem nos induzir ao erro, levando à falsa ideia de que seja uma raça agressiva. Mas, na verdade, estamos diante de um animal calmo, extremamente equilibrado e nada agressivo. Ele geralmente é bastante sociável e não tem medo de conhecer pessoas novas.
Seu senso de lealdade também se destaca. Isso, juntamente com a capacidade de estar sempre alerta, faz com que sejam excelentes cães de guarda e protetores. Mas, para que possamos desfrutar do nosso cachorro o máximo possível, é importante nos comprometer com ele, oferecendo uma educação de qualidade desde cedo.
Quanto aos cuidados, talvez o mais importante seja o exercício físico diário. Por causa de sua natureza trabalhadora, é aconselhável que as caminhadas diárias sejam longas. Se tivermos a oportunidade, eles vão adorar correr ao ar livre. Assim como acontece com outras raças, devemos manter o controle da sua dieta e cuidar da sua pelagem por meio da escovação.
O pastor alemão preto está sujeito a doenças como a cinomose ou a temida displasia de quadril. Por isso, é importante que sejam feitos os exames veterinários adequados. Dessa forma, tanto nós quanto ele poderemos ter uma vida saudável e em boa companhia.
➠ Quer saber mais sobre outras raças de cães? Clique aqui!
Gostou de saber mais sobre o pastor alemão preto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Leia Também
Fonte: Meus Animais
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.