Seu cão toma café da manhã e percorre um longo caminho. Você o coloca em uma cama macia com seu brinquedo favorito para mastigar. Agora, é hora de começar a trabalhar em casa.
Mas assim que ligou o computador, o choro começou. Soa familiar? Sejamos honestos: não importa o quanto amamos nossos bebês peludos, se você mora com alguém que reclama, vai enlouquecer.
No entanto, é importante lembrar que o choro é uma forma de comunicação para nossos cães, dizem os especialistas em treinamento da ASPCA. A chave é interpretar corretamente o ruído e descobrir o que fazer com ele.
Por que meu cachorro está chorando sem motivo?
Embora seu cão possa parecer choramingar sem motivo aparente, esse geralmente não é o caso. A melhor maneira de parar de choramingar é descobrir o que seu cão está tentando lhe dizer. Vamos explorar algumas das razões mais comuns pelas quais os cães choram.
1) Seu cachorro está procurando algo
Já aconteceu de seu cão chorar quando sua bola favorita rolou para baixo dos móveis e ficou fora de alcance? Você se abaixa, pega a bola e a joga de volta para ele, e o choro para imediatamente. Ou talvez seu cão olha para você e chora quando você está relaxando no sofá.
Você instintivamente se aproxima e o convida para pular no sofá. Em pouco tempo, ela está dormindo aconchegado ao seu lado no sofá. Esses são os momentos da vida cotidiana em que seu cão usa o choro para lhe dizer o que quer.
2) Seu cachorro está animado
Agarrar o casaco ou calçar os sapatos pode ser suficiente para fazer alguns cães ficarem animados. Eles pensam: Hora da caminhada! Naturalmente, eles estão animados para sair em uma aventura. Você pode parar o choro de empolgação com o treinamento de motivação positiva.
Quando seu cão choramingar, dê um comando “quieto” e siga com elogios e um petisco assim que o choro parar. Comece este treinamento em casa e depois siga no caminho até o seu destino.
3) Medo de algo
Alguns cães choramingam quando estão com medo ou ansiosos. Outros sintomas podem incluir ritmo, tremores ou respiração ofegante, de acordo com especialistas do American Kennel Club (AKC).
Nesse caso, você precisará descobrir o que está assustando seu cão e como fazê-lo se sentir mais confortável. Se houver barulhos altos, como fogos de artifício ou trovões, forneça ao seu cão um espaço seguro. Uma caixa ou porão sem janelas pode funcionar.
Tocar uma música de fundo suave pode ajudar a mascarar os sons assustadores. Alguns cães se confortam mastigando um osso ou interagindo com um brinquedo de quebra-cabeça.
4) Ansiedade de separação
Se o seu cão começa a choramingar, andar ou babar quando você está prestes a sair de casa, ele pode sofrer de ansiedade de separação. De acordo com o AKC, cerca de 14% dos cães sofrem desse distúrbio.
Como os sintomas de ansiedade de separação também podem ser sinais de outros problemas de saúde, os especialistas aconselham levar seu cão para um check-up.
Se não houver nenhum problema médico, siga estas dicas para ajudar a aliviar a ansiedade do seu cão quando estiver sozinho em casa.
O objetivo é tornar as idas e vindas da casa o mais tranquilas possível. Isso significa que não há longas despedidas. Dê um petisco ao seu cão e vá embora. Retornar também não deve ser grande coisa, então ignore seu cão até que ele se acalme.
Tocar música suave e fornecer brinquedos para mastigar pode ajudar alguns cães a relaxar quando estão sozinhos.
Use exercícios de sentar para ajudar seu cão a ficar confortável em um quarto sozinho, mesmo quando a família estiver em casa. Em casos graves, podem ser necessários suplementos ou medicamentos calmantes.
5) Busca de atenção
Todos nós conhecemos este motivo. Muitos cães carentes usam o choro para chamar a atenção de seus donos. Muitas vezes, isso resulta em carícias extras, brincadeiras ou guloseimas, então eles continuam a fazer isso.
Sempre que você cede a um choro de atenção, está usando reforço positivo, mesmo que não queira. Em vez disso, espere uma pausa no lamento e depois recompense com um tapinha ou um lanche.
Meu cachorro está chorando por causa da dor?
Chorar pode ser um sinal de que seu cão está com dor. Por exemplo, se o seu cão chora ao subir as escadas ou ao tentar pular no sofá, ele pode ter dores nas articulações devido à artrite.
Se você suspeitar que seu cão está com dor, é importante que ele seja examinado. Seu veterinário pode prescrever medicamentos para controlar a dor e também pode sugerir uma rotina de exercícios ou massagens para deixar seu filhote mais confortável.
Você deve ignorar um cão choramingando?
Se o seu cão está choramingando apenas para chamar sua atenção, ignorá-lo é a melhor maneira de parar o comportamento, dizem os especialistas em treinamento. Quando o choro começar, evite o contato visual, afastando-se do seu cão.
Não toque ou fale com ele, e isso não inclui repreensões – ele apenas vê isso como uma forma de atenção. Certifique-se de reforçar o comportamento positivo recompensando seu cão por ficar quieto.
Se o seu cão adulto usou com sucesso o choro de busca de atenção para treiná-lo, levará tempo e paciência para quebrar esse hábito.
Afinal, você desempenhou um papel ao recompensar involuntariamente o comportamento e agora cabe a você ensinar seu cão de uma maneira diferente. Ao ser consistente com seu treinamento, em breve você estará gastando tranquilidade de qualidade.
Gostou de saber sobre as 5 razões pelas quais seu cachorro chora? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Leia Também
Via - Revista Pt e Romper
0 Comentários
Olá! Agradecemos por ler o nosso blog, e ficamos gratos também por comentar nossas postagens. Sejam todos bem-vindos (a)! Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia TERMOS DE USO DO BLOG.